Sunday 6, Apr 2025

728x90 AdSpace

Latest News
Tecnologia do Blogger.
sábado, 4 de julho de 2015

Unknown Curitiba tem 5ª edição da Marcha das Vadias

Duzentas pessoas se reuniram neste sábado para participar da quinta edição da Marcha das Vadias, no Centro de Curitiba. A concentração começou às 10h30 na Praça 19 de Dezembro. O grupo saiu em passeata por volta do meio-dia e deve seguir até a Boca Maldita no Centro de Curitiba. O movimento foi organizado em sua maior parte pelas redes sociais e luta pelo fim da violência contra a mulher e pela igualdade de gênero. 

De acordo com uma das organizadoras da marcha, Jussara Cardoso, a manifestação acontece principalmente em resposta à culpabilização da mulher em casos de agressão sexual. "A sociedade sempre culpa as vítimas. Os crimes sempre aconteceram, mas agora aumentou a visibilidade", disse. Esta é a quinta edição da marcha em Curitiba, que foi lançada em julho de 2011. 

Theo Marques/Equipe Folha
Theo Marques/Equipe Folha

Mesmo com o frio de cerca de 13 graus nesta manhã de sábado, várias mulheres tiraram as blusas para marchar contra o machismo, a homofobia, o racismo e outras formas de opressão. 

Neste ano, o tema da marcha é "Sabota o Estado" contra o Congresso Nacional conservador. "Querem as mulheres fora de tudo e de volta para cozinha", disse Jussara. 

Theo Marques/Equipe Folha
Theo Marques/Equipe Folha


O movimento surgiu no Canadá, em 2011 após uma onda de estupros ocorridos na Universidade de Toronto, quando um policial convidado para orientar sobre segurança, disse que as mulheres poderiam evitar o estupro se "não se vestissem como vadias". 

Essa fala gerou indignação e diversos protestos que culminaram na primeira Marcha das Vadias. O movimento, que se espalhou pelo mundo, questiona a cultura de responsabilizar as mulheres em casos de agressão sexual. 

"Se ser vadia é ser livre, então a gente é vadia. Mas, nesse corpo de vadia ninguém toca", disse Jussara. Durante a marcha, as mulheres usavam mensagens escritas no corpo como "Isso não é um convite", "Meu corpo, minha resistência", "Ventre livre", entre outras. Jussara tinha as costas com o texto "Eu não posso salvar todas" seguido do nome de várias mulheres que foram vítimas. 

Segundo ela, hoje a mulher ainda sofre muita discriminação no mercado de trabalho e está presente mais em atividades consideradas como trabalhos femininos. Além disso, elas também recebem salários inferiores comparados aos dos homens em muitos casos. 

Durante a manifestação, os participantes colocaram um pano preto no pescoço da estátua da mulher nu e pintaram os olhos, as bochechas e a boca da estátua com batom vermelho. 

Theo Marques/Equipe Folha
Theo Marques/Equipe Folha

(Fonte: Portal Bonde)
  • Blogger Comments
  • Facebook Comments

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Curitiba tem 5ª edição da Marcha das Vadias Rating: 5 Reviewed By: Equipe Rolândia 190